Onde estão as oportunidades em mercados emergentes para a água digital?

Quando falamos sobre a transformação digital no setor de água, o foco geralmente se volta para economias avançadas na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. E não sem razão, países como Estados Unidos, Austrália e do Reino Unido

Quando falamos sobre a transformação digital no setor de água, o foco geralmente se volta para economias avançadas na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. E não sem razão, países como Estados Unidos, Austrália e do Reino Unido representam a maior parte das empresas, implementações de projetos, processo de fusões e aquisições ( M&A) e investimentos de risco, que a Bluefield rastreou até hoje, no  serviço de pesquisa Digital Water.

Imagem: Bluefield Research

Mas à medida que a concorrência continua aquecendo no setor de água digital, os principais fornecedores de hardware, software e serviços estão cada vez mais buscando novas possibilidades, voltando sua atenção para bolsões de oportunidades emergentes na América Latina, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África. De acordo com a previsão global de água digital da Bluefield para 2022-2030, os mercados emergentes e em desenvolvimento serão responsáveis ​​por cerca de 30% dos US$ 387,5 bilhões em despesas globais com água digital esperados para a próxima década. Além disso, os gastos com água digital em mercados emergentes, devem crescer a uma taxa anual de 11,4%, em comparação com 7,7% para as economias avançadas.

Os mercados emergentes e em desenvolvimento, serão responsáveis ​​por cerca de 30,0% dos US$ 387,5 bilhões em gastos globais com água digital, esperados para a próxima década.

O que está impulsionando esse crescimento e onde estão as oportunidades de crescimento para a tecnologia digital de água e os provedores de serviços? Vejamos os principais impulsionadores, tendências e dinâmicas de mercado:

  • As concessionárias de mercado emergentes em estágios iniciais das jornadas digitais de água, criando vastas oportunidades para expansão de mercado a longo prazo. Enquanto as concessionárias maiores e mais progressistas nas economias avançadas da América do Norte e da Europa recorrem cada vez mais a soluções digitais de ponta, como inteligência artificial, análise preditiva e gêmeos digitais, as concessionárias de mercados emergentes estão em estágios iniciais de suas jornadas pela água digital. Na China, por exemplo, grandes empresas de serviços públicos urbanos estão fazendo investimentos iniciais em soluções básicas de hardware e software, como medidores, sistemas de cobrança e gerenciamento de clientes e plataformas de gerenciamento de ativos, criando novas oportunidades de crescimento em segmentos de tecnologia que se tornaram mais saturados e maduros em outras partes do mundo.
  • O rápido crescimento populacional, a urbanização estimulando a construção de infraestrutura hídrica greenfield (projeto cujo produto é realizado a partir do zero – novos empreendimentos), permitindo avanços tecnológicos. Mercados emergentes e em desenvolvimento como a Índia, estão enfrentando pressão para cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para acesso à água e saneamento para suas populações em rápido crescimento e cada vez mais urbanas, estimulando o investimento em novas e modernas infraestruturas de tratamento e transporte. Isso, por sua vez, cria oportunidades para avanços tecnológicos, com medição inteligente, monitoramento remoto e recursos SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) incorporados desde o início como parte de novas redes de abastecimento de água 24 horas por dia, 7 dias por semana e iniciativas greenfield de cidades inteligentes.
  • Setores de serviços públicos altamente consolidados e centralizados em regiões selecionadas enxergam um maior investimento em infraestrutura holística e gerenciamento de recursos. Nos Estados do Golfo Pérsico, a água é gerenciada por grandes companhias nacionais (por exemplo, Dubai Electricity & Water Authority, Qatar General Electricity & Water Corp.), permitindo que as operações de água usufruam os benefícios do investimento em atendimento ao cliente de ponta, monitoramento remoto e plataformas de gerenciamento de ativos, que são impulsionadas principalmente pela parte elétrica do negócio. Uma forte dependência da dessalinização e reutilização de efluentes na região resulta em maior foco na digitalização no chão da fábrica, enquanto iniciativas integradas de cidades inteligentes (por exemplo, Dubai, Abu Dhabi, Neom) estão criando oportunidades de projetos vitrine para educar o mercado regional.
  • Participação privada abrindo portas para inovação, digitalização. Em determinados mercados da América Latina (por exemplo, Brasil e Chile) o aumento da participação privada no setor de água e esgoto proporciona um caminho para maior maturidade do mercado, importação de conhecimento e tecnologia estrangeira e uma ênfase crescente na digitalização para aumentar a eficiência. O setor de água chileno, por exemplo, é dominado por grandes concessionárias regionais apoiadas por capital privado local e estrangeiro, investindo em capacidades de monitoramento remoto para melhor gerenciar suas vastas redes de clientes e ativos.

O novo relatório global de previsão de água digital da Bluefield e o painel de dados que o acompanha, fornecem informações mais detalhadas sobre esses mercados e muitos outros, com previsões aprofundadas, dados do mercado de serviços públicos e análises em 45 países e 34 segmentos de tecnologia exclusivos. A equipe de analistas, oferece cobertura contínua das principais tendências competitivas tecnológicas, de investimento e políticas que moldam a transformação digital do setor de água em todo o mundo, em mercados avançados e emergentes, para fornecer aos clientes as ferramentas e os recursos necessários para criar estratégias eficazes de água digital.

Autor: Eric Bindler
Fonte: Bluefield Research
Adaptado por Editor – DW Journal – Digital Water

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