Dúvidas na hora de testar Condutividade Elétrica? Temos as respostas!

Temos as respostas! O que fazer quando as leituras de EC não estão corretas?

O que fazer quando as leituras de EC não estão corretas?

A condutividade elétrica é uma medida útil em uma variedade de setores, aplicações e situações. Saber exatamente o que é a condutividade elétrica (EC/TDS), as opções de sonda, as técnicas de medição adequadas e como fornecer às sondas um pouco de cuidado e manutenção quando necessário pode dar um impulso inicial em seus testes.

Top 3 problemas ao testar EC 

#1: As leituras desviam ou são erráticas

  • Será que a sonda está suja?

Limpar sua sonda regularmente pode evitar que detritos se acumulem. Sondas de dois eletrodos podem ter acúmulos entre os eletrodos, e o orifício de ventilação em uma sonda de quatro anéis pode ficar entupido. Apenas enxágue a sonda entre as leituras, antes do armazenamento e após o armazenamento. Mesmo se estiver testando na água, ainda pode obter resíduos.

  • A sonda está conectada corretamente?

Verifique as conexões entre a sonda e o medidor. Os conectores de 3.5 mm às vezes podem enganá-lo, fazendo-o pensar que estão conectados, mas empurre-os um pouco para garantir que o pino seja inserido totalmente na porta. Se você tiver um medidor com um conector de pino (DIN/Quick DIN), verifique se os pinos não estão tortos e se estão alinhados ao inserir o conector.

Se a sua sonda for uma nova sonda de quatro anéis, dê uma olhada dentro da capa da sonda perto da parte inferior. Há um pequeno círculo de borracha transparente ao redor da seção interna da sonda. Isso ajuda a preservar a sonda durante o transporte, mas pode interferir em suas leituras. Remova cuidadosamente o círculo de borracha e recalibre a sonda.

  • Qual a sonda correta para a sua amostra?

Assim como com as sondas de pH, você precisa se certificar de que sua sonda de EC está submersa corretamente. Tamanhos de amostra menores são mais adequados para sondas de dois eletrodos, pois as placas precisam apenas ser ligeiramente submersas. Sondas de quatro anéis requerem que a amostra cubra o orifício de ventilação também.

Certifique-se de que haja pelo menos 2,5 cm de folga entre a sonda e todos os lados do béquer.

Verifique a faixa de medição utilizável para sua sonda de dois eletrodos. Se a sua amostra estiver fora do intervalo, você precisará de uma sonda de quatro anéis ou de uma sonda de dois eletrodos diferente.

  • A sonda está calibrada?

A calibração adequada e frequente é a chave. Se a sonda for usada diariamente, calibre diariamente. Caso contrário, calibre a sonda antes de usar.

Baixe o nossas Dicas para Solução de Problemas aqui!

#2: As leituras não são precisas.

  • Está trabalhando com sonda de dois eletrodos? Sabe o que é Efeito de Polarização?

Sondas de dois eletrodos podem ter algo chamado Efeito de Polarização. Devido ao acúmulo de resíduos, uma carga elétrica pode se acumular entre os eletrodos. O aumento na carga pode fazer com que você tenha leituras de EC mais baixas. Procure por sondas de dois eletrodos que tenham pinos de grafite em vez do tradicional aço inoxidável.

  • Está trabalhando com sonda de quatro anéis? Sabe o que é Efeito de Campo de Borda?

O Efeito de Campo de Borda (Fringe Field Effect) é quando o campo de medição, a corrente elétrica constante, se estende para fora da sonda. Se mantiver sua sonda a pelo menos 2,5 cm de distância das laterais do recipiente ou tubo onde está fazendo a medição, ficará livre deste efeito.

  • A sonda foi calibrada?

Se estiver tentando com padrões USP, ou em produtos químicos agressivos, você deve calibrar a sonda com mais frequência. Se a sonda for usada diariamente, calibre diariamente. Caso contrário, calibre a sonda antes de usar.

  • A calibração foi feita corretamente?

Confira nosso Guia de Manutenção para verificar se está realizando a calibração da forma adequada.

  • Foram utilizados os padrões de calibração corretos?

Ao realizar uma calibração de um ponto, calibrar primeiro no ar (ponto zero) e então utilize um padrão de calibração com um valor o mais próximo possível da concentração real da amostra. Se a concentração da amostra flutuar regularmente em uma ampla faixa, você precisa de uma sonda e de um medidor que possam calibrar vários padrões para aumentar a precisão.

Código Valor de EC a 25°C Código Valor de EC a 25°C
HI7033L 84μS/cm HI7030L 12880 μS/cm
HI7031L 1413 μS/cm HI7034L 80000 μS/cm
HI7039L 5000 μS/cm HI7035L 111800 μS/cm

 

  • O Equilíbrio Térmico foi alcançado?

Paciência é a chave! Não estamos dizendo que você precisa esperar 10 minutos pelo resultado; você só precisa deixar a temperatura igualar. Mesmo com a compensação de temperatura, leva tempo para a sonda atingir um estado de temperatura estabilizado. Aguarde alguns minutos para que a sonda alcance este equilíbrio.

  • Se livrou das bolhas de ar?

Quem se importa com pequenas bolhas de ar? Bem, você deveria ao medir EC. As bolhas de ar podem causar perturbações nas leituras, pois as partes de detecção das sondas podem não estar completamente submersas na amostra. Gire suavemente a sonda e/ou bata levemente a sonda na parte inferior do béquer. Isso deve ser suficiente para desalojar quaisquer bolhas presas.

  • Talvez o que está em seu analito seja não iônico?

Nem todas as coisas que provocam o TDS se dividem em íons enquanto estão em solução. Verifique novamente se o analito se divide em íons quando em solução. Se não se tornar iônico, pode haver outros meios de teste disponíveis.

#3: A sonda não calibra.

  • O padrão está contaminado?

Lembre-se de que os padrões de calibração não têm capacidade de tamponamento. Use béquers novos / limpos e coloque padrão novo em cada um. Em seguida, use um béquer como um “enxágue” adicional para ajudar a manter o padrão de calibração o mais livre de contaminação possível.

  • A água de enxágue está contaminada?

As sondas EC são muito sensíveis e nem toda água é igual. Conforme mencionado acima, os padrões de calibração são facilmente contaminados. Água velha de enxágue ou água da torneira pode introduzir contaminantes. Pode-se usar água destilada, sendo a água deionizada a melhor opção.

  • A sonda está corretamente armazenada?

As sondas de EC devem ser armazenadas secas, a menos que sejam uma sonda combinada de EC/pH. Se você tiver uma sonda combinada, ela deve ser armazenada em solução de armazenamento HI70300 para manter a sonda de vidro de pH hidratada e em funcionamento.

Lembre-se: Limpe Regularmente, Calibre Frequentemente, Cuidado Sempre

Fonte: Hanna Instruments

 


 

Solicite seu orçamento on-line – Envie e-mail para: contato@laboagua.com.br


Visite nosso E-commerce Laboratório da Água

laboratorio_da_agua

 

 

Gostaria de obter mais informações? Favor enviar sua dúvida ou solicitação de orçamento através do formulário abaixo:

Gostaria de receber os informativos da DIGITAL WATER por email?

15 + 7 =

Compartilhe esse conteúdo:

Siga-nos:

Parceiro de conteúdo

Hanna

Hanna

A HANNA® instruments é uma empresa multinacional, que fabrica e distribui instrumentos eletro-analíticos para análises de água e diversos setores. Foi fundada em 1978 em Limena, na Itália, por Oscar e Ana Nardo e desde então vem crescendo até se tornar uma líder mundial na produção de instrumentação eletro-analítica. Conta com uma sede em Pádua, na Itália, onde realiza atividades com pesquisa e desenvolvimento. Possui também escritórios em Rhode Island, no Estados Unidos, que supervisiona o marketing e vendas do Grupo Hanna. Nossas fábricas estão presentes em Nusfalau, na Transilvânia, e em Woonsocket, nos Estados Unidos, onde são projetados e produzidos todos os produtos Hanna presentes no mercado.

Nossos cursos

DW Journal

Nossos Parceiros

veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions

Guia do Saneamento

Produtos

Conteúdos relacionados

A importância do monitoramento de bissulfito de sódio

A importância do monitoramento de bissulfito de sódio

O Bissulfito de Sódio ou Hidrogenosulfito de Sódio cuja fórmula é NaHSO3 é uma solução de sal inorgânico, é um agente moderadamente redutor, podendo liberar dióxido de enxofre quando entra em contato com o ar, seu descarte quando feito de forma incorreta, ou seja, sendo descartado no meu meio ambiente sem neutralização pode contaminar o solo, a água e até seres vivos que vivem no meio.

ler mais
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.