Efeito da condutividade na medição do pH da água potável

O pH da água potável é uma medição vital. Se o pH é ácido, a água provocará corrosão no sistema de distribuição e nas tubulações das casas.

O pH da água potável é uma medição vital.

Se o pH é ácido, a água provocará corrosão no sistema de distribuição e nas tubulações das casas.

O pH da água também influencia em outras propriedades como o sabor, odor, turbidez e desinfecção.

A maior parte das estações de tratamento de água utilizam como fonte águas superficiais (lagos, rios e córregos) ou água subterrâneas. A água superficial é comumente conhecida por possui um baixo valor mineral, sendo assim, terá um menor valor de condutividade elétrica e TDS.

As águas subterrâneas que tenham sido filtradas por calcário terão um teor mineral mais elevados que as águas de superfície. Também existem fontes de águas subterrâneas com baixo teor de minerais.

A medição de pH em águas com baixo teor de sais é muito difícil. Se a concentração de sais for muito baixa, o valor de condutividade também será. O baixo valor de condutividade representa um desafio, devido ao medidor de pH ser um sistema eletroquímica que parte do fato de que a água possui condutividade elétrica suficiente para a realização de uma medição precisa.

O cliente de uma estação de tratamento de água contatou a Hanna Instruments procurando uma solução para seus problemas de medições de pH. Notaram que a leitura teve um desvio consistente. Após uma nova calibração e verificação de inclinação, verificou-se que o eletrodo estava em boas condições. Quando foi perguntado ao usuário qual era o valor de sua condutividade, este respondeu que o valor era de aproximadamente 35 µS/cm.

Este é um baixo valor de condutividade, isto junto de um eletrodo de junção simples de cerâmica representam um problema. No lugar do eletrodo foi sugerido um eletrodo Refilável de referência dupla HI 1153B.

Este eletrodo também possui uma junção tripla de cerâmica, o que representa um fluxo de eletrólito mais efetivo entre 40 e 50 μL/h. Este fluxo proporciona uma maior continuidade entre o eletrodo de referência e o eletrodo indicador, tornando-o ideal para a medição de água com baixa concentração iônica.

Para otimizar o fluxo do eletrólito, foi recomendado ao usuário que retirasse a tampa da solução eletrolítica durante as medições. Isto facilita a medição, para que haja uma pressão adequada ao eletrólito.

Seguindo estas indicações o cliente obteve medições mais rápidas e seu problema de desvios em leituras de pH foram sanados.

Gostaria de obter mais informações? Favor enviar sua dúvida ou solicitação de orçamento através do formulário abaixo:

Gostaria de receber os informativos da DIGITAL WATER por email?

11 + 15 =

Compartilhe esse conteúdo:

Siga-nos:

Parceiro de conteúdo

Hanna

Hanna

A HANNA® instruments é uma empresa multinacional, que fabrica e distribui instrumentos eletro-analíticos para análises de água e diversos setores. Foi fundada em 1978 em Limena, na Itália, por Oscar e Ana Nardo e desde então vem crescendo até se tornar uma líder mundial na produção de instrumentação eletro-analítica. Conta com uma sede em Pádua, na Itália, onde realiza atividades com pesquisa e desenvolvimento. Possui também escritórios em Rhode Island, no Estados Unidos, que supervisiona o marketing e vendas do Grupo Hanna. Nossas fábricas estão presentes em Nusfalau, na Transilvânia, e em Woonsocket, nos Estados Unidos, onde são projetados e produzidos todos os produtos Hanna presentes no mercado.

Nossos cursos

DW Journal

Nossos Parceiros

veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions

Guia do Saneamento

Produtos

Conteúdos relacionados

A importância do monitoramento de bissulfito de sódio

A importância do monitoramento de bissulfito de sódio

O Bissulfito de Sódio ou Hidrogenosulfito de Sódio cuja fórmula é NaHSO3 é uma solução de sal inorgânico, é um agente moderadamente redutor, podendo liberar dióxido de enxofre quando entra em contato com o ar, seu descarte quando feito de forma incorreta, ou seja, sendo descartado no meu meio ambiente sem neutralização pode contaminar o solo, a água e até seres vivos que vivem no meio.

ler mais
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.