Calha Parshall

A Calha Parshall uma estrutura mecânica utilizada para medir a vazão instantânea de entrada e saída de água e efluentes. Solicite seu Orçamento >>

Medidor de Vazão Calha Parshall

Trata-se de uma calha padronizada que é inserida em um canal aberto para acelerar localmente o fluxo e medir o nível num local apropriado para representar a vazão. Nestas calhas, o escoamento da água sofre uma contração, produzida pelas paredes laterais ou pela elevação do fundo do canal, ou ambos. Semelhante ao tubo Venturi, o medidor Parshall possui uma seção convergente (entrada), uma garganta, e uma seção divergente (saída). Suas dimensões são normatizadas (ASTM D1941:1991 / ISO 9826:1992) e o tamanho da calha a ser utilizada (gargantas de 1” à 144”) é definido em função da vazão a ser medida.

Vazões mínimas e máximas para selecionar corretamente o modelo de Calha PARSHALL

NORMAS INTERNACIONAIS QUE REGEM AS CHAMADAS PARSHALL

Quando o Dr. Parshall publicou seus estudos sobre o que viria a ser conhecido como o canal Parshall, ele originalmente o fez na publicação do Colorado Agricultural College: The Improved Venturi Flume.

Com o tempo, a versatilidade da calha Parshall fez com que ela fosse usada em diversas aplicações, incluindo distribuição de direitos de água, monitoramento de bacias hidrográficas e estações de tratamento de esgoto. A crescente aceitação da calha também viu uma série de investigações sobre os princípios de fluxo da calha, seu uso, aplicação, bem como extensões do design da calha para vazões maiores e menores.

Por muitos anos, o Manual de Medição de Água do Bureau of Reclamation, publicado pela primeira vez em 1953, e o USDA Circular No. 843, também publicado em 1953, serviram como fontes de referência para dimensões, características de fluxo e aplicação da calha Parshall.

Por fim, percebeu-se a necessidade de padronização da calha pelos órgãos de normalização técnica do mundo – ASTM e ISO. Como uma calha de garganta curta, é importante que as dimensões da calha sejam exatas (e padronizadas).

Em 1991, a ASTM padronizou a calha Parshall no método de teste padrão ASTM D1941-91 para medição de vazão de canal aberto de água com a calha Parshall

A ISO seguiu em 1992 com a ISO 9826:1992 Medição de Vazão de Líquidos em Canais Abertos – Calhas Parshall e SANIIRI.

Ao longo dos anos, tanto o padrão ASTM passou por várias revisões, principalmente em 1196, 2001, 2007 e 2013. O padrão ISO não havia sido atualizado desde sua publicação em setembro de 1992.

Gostaria de obter mais informações? Favor enviar sua dúvida ou solicitação de orçamento através do formulário abaixo:

Gostaria de receber os informativos da DIGITAL WATER por email?

15 + 7 =

Compartilhe esse conteúdo:

Siga-nos:

Parceiro de conteúdo

Digital Water

Digital Water

O DW Journal é uma fonte de notícias, artigos técnicos, estudos de caso e recursos científicos sobre o setor de águas, efluentes e meio ambiente. O DW Journal possui como missão, ser um impulsor de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que colaborem para o desenvolvimento do saneamento ambiental, buscando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Nossos cursos

DW Journal

Nossos Parceiros

veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions

Guia do Saneamento

Produtos

Conteúdos relacionados

A importância do monitoramento de bissulfito de sódio

A importância do monitoramento de bissulfito de sódio

O Bissulfito de Sódio ou Hidrogenosulfito de Sódio cuja fórmula é NaHSO3 é uma solução de sal inorgânico, é um agente moderadamente redutor, podendo liberar dióxido de enxofre quando entra em contato com o ar, seu descarte quando feito de forma incorreta, ou seja, sendo descartado no meu meio ambiente sem neutralização pode contaminar o solo, a água e até seres vivos que vivem no meio.

ler mais
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.