A escassez de água está colocando a produção global de alimentos em risco

Um estudo descobriu que um quarto da produção global das safras pode ser ameaçada pelo aumento das temperaturas da estação de cultivo
crise_hidrica_fluence

Um estudo descobriu que um quarto da produção global das safras pode ser ameaçada pelo aumento das temperaturas da estação de cultivo.

O que pode ser feito para garantir irrigação adequada quando as fontes tradicionais secam?

Dois estudos publicados recentemente alertam que grande parte da produção mundial de alimentos corre o risco de escassez de água . Um descobriu que um quarto da safra global poderia ser ameaçado pelo aumento das temperaturas da estação de cultivo. O outro descobriu que a mudança climática está ultrapassando um terço da produção mundial de alimentos fora de um “espaço climático seguro”, ou o clima holoceno mais estável durante o qual as práticas agrícolas atuais foram desenvolvidas.

Felizmente, governos e empresas ainda podem tomar medidas para melhorar a situação, estabelecendo limites de emissão e encorajando a indústria agrícola a adotar soluções de gestão de água, incluindo reúso e dessalinização .

Embora os estudos pareçam terríveis, eles apontam para a necessidade de soluções criativas que nos ajudem a nos preparar para as próximas condições climáticas.

Temperaturas mais altas, rendimentos de safra mais baixos

O primeiro estudo alerta que o desafio da adaptação ao clima pode ser generalizado. Se a incapacidade da agricultura de se adaptar às mudanças climáticas continuar, alertam os pesquisadores, os aumentos nas temperaturas da estação de crescimento – incluindo um aquecimento significativo em mais de 75% das zonas de cultivo – podem causar um declínio de 10% nas safras já em meados do século.

Os pesquisadores, trabalhando na Universidade de Boston, na Universidade Ca ‘Foscari de Veneza e na Fundação Centro Euro-Mediterrânea sobre Mudanças Climáticas (CMCC), consideraram as perspectivas especialmente terríveis nos trópicos. Nessas regiões, onde vivem 40% da população global, aumentos dramáticos de temperatura provavelmente excederão os previstos para os Estados Unidos. As safras cultivadas nos trópicos, incluindo milho e soja, respondem por quase metade das calorias da dieta global.

‘Espaço Climático Seguro’

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Aalto na Finlândia e da Universidade de Zurique definiu o conceito de “espaço climático seguro”, que se refere às condições sob as quais nossas práticas agrícolas atuais e sistemas de produção de alimentos foram desenvolvidos e agora florescem.

A equipe previu que até 2081-2100, o crescimento contínuo das emissões de gases de efeito estufa (GEE) pode empurrar 31% da produção agrícola global de alimentos e 34% da produção pecuária para condições nas quais nenhum alimento é produzido hoje. Os pesquisadores identificaram as regiões mais vulneráveis ​​como Sul e Sudeste Asiático e a Zona Sudano-Saheliana na África, onde o risco é alto e a resiliência é baixa. Mas os cenários variam drasticamente com os diferentes níveis de emissão de GEE, de modo que a humanidade ainda pode ser capaz de garantir um grande controle sobre os impactos.

Reutilização e dessalinização de água para agricultura

Em áreas agrícolas, não faz mais sentido usar água doce apenas uma vez. Ao enfrentar um futuro com escassez de água, o tratamento descentralizado de águas residuais e a reutilização da água são opções viáveis ​​para alcançar a segurança da água quando confrontado com a incerteza da água.

No tratamento descentralizado , as plantas com escala adequada são colocadas no local de necessidade. As unidades Aspiral  da Fluence são ideais neste cenário. Eles usam a tecnologia de reator de biofilme aerado por membrana ( MABR ) para produzir com eficiência um efluente que atenda ao rigoroso padrão de qualidade Título 22 da Califórnia para reutilização agrícola.

Onde os suprimentos de água doce são muito baixos para reutilização para atender às necessidades, uma linha costeira próxima ou aquífero salobro pode fornecer água para a agricultura por meio da dessalinização. Antes com custo proibitivo, os avanços na tecnologia de dessalinização, como os da linha NIROBOX  de plantas em contêineres da Fluence , tornaram o processo muito mais eficiente em termos de energia. Muitos países, incluindo Israel e Espanha, tem dessalinizado com sucesso a água do mar para a agricultura .

Os cientistas estão soando o alarme, mas existem tecnologias que nos permitem nos preparar para o risco da água , economizando dinheiro no futuro.

Entre em contato com os especialistas da Fluence para discutir nossas unidades modulares de água residual e dessalinização de instalação rápida, que podem trazer segurança hídrica para as populações em qualquer lugar que um contêiner possa ir.

Compartilhe esse conteúdo:

Siga-nos:

Parceiro de conteúdo

Digital Water

Digital Water

O DW Journal é uma fonte de notícias, artigos técnicos, estudos de caso e recursos científicos sobre o setor de águas, efluentes e meio ambiente. O DW Journal possui como missão, ser um impulsor de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que colaborem para o desenvolvimento do saneamento ambiental, buscando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Nossos cursos

DW Journal

Nossos Parceiros

veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions

Guia do Saneamento

Produtos

Conteúdos relacionados

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.