Osmose Reversa para fornecimento de água desmineralizada

A Reditech desenvolveu o software e comissionou um sistema de osmose reversa para fornecimento de água desmineralizada

O processo de osmose reversa consiste em eliminar todo ou quase todos os elementos contaminantes da água como sais, moléculas orgânicas simples e microrganismos. Isso é o resultado da aplicação de água sobre pressão sobre uma membrana semipermeável permitindo apenas a passagem da água, retendo o soluto

Á água de alta pureza tem diversos destino na indústria como a alimentação de caldeiras, no sistema de esterilização, além de ser utilizada em diversos segmentos industriais como o farmacêutico, alimentício, automobilístico, petróleo, gás etc. Seu uso pode ser feito fora de meios industriais alguns países utilizam o sistema de osmose reversa quando a água potável é poluída ou de baixa qualidade.

O processo de osmose reversa funciona da seguinte maneira, conforme a água de alimentação entra na membrana sob pressão (pressão superior a pressão osmótica), as moléculas de água passam através da membrana semipermeável e os sais e outros contaminantes não podem passar e são descarregados pelo fluxo de rejeição (também conhecido como o concentrado ou a corrente de salmoura), que é drenada ou pode ser devolvida ao suprimento de água de alimentação em algumas circunstâncias para ser reciclada pelo sistema osmose reversa afim de melhorar a eficiência e economizar água. A água que atravessa a membrana é chamada permeado ou água do produto e geralmente possui cerca de 95% a 99% dos sais dissolvidos removidos.

O sistema osmose reversa emprega filtragem cruzada em vez de filtragem padrão, onde os contaminantes são retidos no meio filtrante. Com a filtração cruzada, a solução passa pelo filtro, ou atravessa o filtro, com duas saídas: um com a água filtrada e outro com a água contaminada. Com o objetivo de controlar o acúmulo de contaminantes, a filtragem de fluxo cruzado permite que a água varra o amontoamento de contaminantes permitindo assim turbulência suficiente para manter a superfície da membrana limpa.

CASE

Em um cliente em Feira de Santana – BA a Reditech Automation desenvolveu o software e comissionou um sistema de osmose reversa para fornecimento de água desmineralizada.

O sistema é constituído de um tanque de água bruta, um filtro multimídia, um filtro de carvão ativado e um sistema de osmose reversa.

Seu funcionamento básico consiste no bombeamento da água bruta proveniente do poço e armazenada no Tanque de 20 m³ para um Filtro Multimídia constituído de leitos filtrantes de antracito, areia, granada e pedregulho.  Após filtração no Filtro Multimídia, o filtrado é encaminhado para um Filtro de Carvão Ativado.

Na alimentação do Filtro Multimídia, é medida a Turbidez da água e medida a vazão de entrada.

Após passagem pelo Filtro Multimídia e Filtro de Carvão, a água livre de matéria orgânica é encaminhada para a Osmose Reversa.

osmose reversa

Imagem: Reditech

Na linha de alimentação do Sistema de Osmose Reversa, são medidos a presença de Cloro, pH e a Turbidez. E caso necessário será dosado o NaOH para o ajuste de pH e na sequência dosado o Anti-Incrustante.

O permeado será encaminhado para o Tanque de Água Permeada e o rejeito gerado será enviado para o Tanque de Efluente.

Consulte a REDITECH:

7 + 3 =

Compartilhe esse conteúdo:

Parceiro de conteúdo

Reditech

Reditech

Automation for a more efficient and more competitive production Insight in the performance of your machines and efficiency of your production process is crucial for your competitiveness and getting optimum corporate results. By automating the production environment and gathering relevant data out of existing systems, you'll have the best tools at your disposal to efficiently run your production and to face the competition.
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.