Melhoria contínua: uma prática necessária para os laboratórios

A busca pela melhoria contínua na gestão dos processos laboratoriais deve ser um dos principais objetivos dos gestores e, portanto, uma prática necessária, uma vez que essa melhoria reforça o potencial da avaliação constante e a busca pelo aperfeiçoamento das etapas.

A busca pela melhoria contínua na gestão dos processos laboratoriais deve ser um dos principais objetivos dos gestores e, portanto, uma prática necessária, uma vez que essa melhoria reforça o potencial da avaliação constante e a busca pelo aperfeiçoamento das etapas. Afinal, todas as atividades executadas em qualquer laboratório têm a responsabilidade de contribuir para o aumento da satisfação do cliente, a confiabilidade e segurança dos resultados das análises e a competitividade do laboratório.

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Deste modo, priorizar as técnicas e ferramentas de melhorias contínuas é fundamental para a eficácia na gestão de processos, garantindo a assertividade no monitoramento de indicadores, na identificação das falhas e na escolha das ações corretivas.

Abaixo vamos destacar cinco dessas técnicas e ferramentas que contribuem para a implementação da melhoria contínua dos processos:

01 – Mapeamento de processos: Nesta fase, busca-se identificar todas as etapas, fluxos e objetivos de todos os processos laboratoriais. Assim, é possível ter um melhor gerenciamento, visualizando todas atividades de maneira clara para que as tomadas de decisão proporcionem efetivamente mais melhorias para o laboratório como um todo.

02 – Identificação da causa raiz dos problemas: Para melhorar os processos, é necessário combater a causa raiz dos problemas que estão impedindo a eficiência dos processos. Como sabemos, a causa raiz é a causa real de um determinado problema e, quando essa causa é eliminada ou mitigada, evita que o efeito indesejado aconteça novamente. Às vezes, a causa raiz encontra-se invisível, mas seu efeito segue impactando negativamente todo o processo.

03- Padronização dos processos: Com o mapeamento estabelecido e a causa raiz identificada, o próximo passo é a padronização dos processos laboratoriais. A padronização é um dos métodos mais eficazes para garantir a eficiência das operações de uma empresa. Uniformizar procedimentos, atividades, documentos e registros ajudam na otimização de recursos, redução de custos, eliminação ou diminuição de problemas, além de promover mais transparência nos processos.

04 – Capacitação e treinamento da Equipe: Capacitação e treinamento são a base da melhoria contínua. Uma equipe bem treinada e comprometida com todas as atividades laboratoriais contribui não somente para a eficiência do processo em si, mas também para a competitividade da empresa como um todo. Por outro lado, cabe ao gestor promover uma mentalidade de melhoria contínua para que essa prática não ocorra pontualmente.

05 – Auditoria interna: Por último, mas não menos importante, vamos destacar a importância da auditoria interna. Em linhas gerais, a auditoria interna é um conjunto de procedimentos para avaliar se o laboratório está seguindo as boas práticas laboratoriais, garantindo a conformidade e a eficácia do sistema de gestão da qualidade.

Isto é, independentemente do laboratório estar buscando ou não a acreditação, acrescentar a auditoria interna no seu planejamento anual proporcionará excelentes benefícios para a melhoria contínua de processos e, consequentemente, para a gestão estratégica da empresa. Ou seja, o esforço contínuo para melhorar processos laboratoriais ou serviços, além de reduzir desperdícios e aumentar a qualidade, gera uma vantagem competitiva aos laboratórios.

Logo, é fundamental que os gestores estimulem uma cultura de qualidade e de melhoria contínua entre todos os colaboradores, pois essa cultura faz com que o laboratório, seja de calibração ou ensaio, conquiste mais maturidade dos processos que estão inseridos no seu sistema de gestão.

Fonte: How To Lab

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